terça-feira, 23 de outubro de 2012

TEXTO FINAL

Boa noite pessoal,

Encerraremos por aqui as nossas postagens, mas antes de finalizarmos deixaremos aqui um resumo do tema que trabalhamos esses dias no blog, e algumas coisas a mais sobre o tema "Atualidades e Conflitos Mundiais"... Então vamos lá!


Os conflitos territoriais são gerados pela disputa de determinado local, podendo ser causados por diversos motivos, como: Étnico, Cultural, Religioso, Fronteiras, Etc...


Vamos citar alguns dos exemplos mais notáveis:


CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE

- Cronologia do Conflito

►Século XIX e após 1ª Guerra ocorrem deslocamentos de judeus das mais variadas partes do mundo para as terras palestinas - Mandato Britânico.

►1947 (Pós 2ª Guerra) - Número de judeus na área já era muito grande e a ONU propõe a divisão do território em dois países (interesse dos EUA em equilibrar com soviéticos as ações na região). 1948 - Criação do Estado de Israel - Judeus (Estado de Israel) X Muçulmanos (Estado Árabe Palestino)
OBS.: Palestinos não aceitam a divisão e acirram-se os ânimos.
Como resultado desse conflitos verificamos o aumento do território de Israel (Faixa de Gaza e Cisjordânia passam para o domínio judeu). Durante a Guerra Fria: Árabes - Egito, Síria e Jordânia (palestinos) X Israel (judeus). O mundo árabe, na sua maioria, alinhou-se com a URSS e os israelenses, com os EUA.

►1967 - Guerra dos Seis Dias - Rumores de que Israel estaria concentrando suas tropas na fronteira com a Síria provocou uma ação conjunta (Síria, Egito e Jordânia) contra o Estado judeu. Os árabes perdem a guerra e Israel ocupa a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, as Colinas de Golã e a Península do Sinai.

OBS.: nesse momento os palestinos se dispersam pelos países árabes.

►1973 - Guerra do Yon Kippur - Tentativa do Egito e Síria de retomarem os territórios perdidos em 
1967. Acabam derrotados novamente pelos israelenses. 

►1982 - Egito negociou com Israel a devolução da Península do Sinai (ocupada em 1967).

►1993 - Tratado de Olso - Tentativa de paz intermediada por Bill Clinton (sem sucesso).

►1999 - Acordo de Wye-Plantation - Negociações tratam dos seguintes temas:
►Israel exige que o Estado Palestino seja desmilitarizado;
►futuro de Jerusalém;
►devolução dos territórios ocupados;
►destino dos 3 milhões de refugiados palestinos;
►futuro das colônias israelenses;
►distribuição de recursos hídricos (Israel controla 80% da água da Cisjordânia);
►construção de vias (estradas que liguem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia);
►criação de um aeroporto na Faixa de Gaza.

►No interior dos territórios ocupados por Israel concentram-se grupos diversos de palestinos implementando uma política de rebelião permanente (intifada).

Existem várias organizações que lutam pela constituição do país palestino, a principal delas é a OLP (Organização de Libertação da Palestina), liderado por Yasser Arafat.


Grupos Extremistas: 

Hamas (palestinos financiados pelo Irã) 

Hezbolláh (libaneses financiados pela Síria) 

►2000 - A partir do dia 28 de setembro a violência aumenta na Terra Santa. O líder do partido Likud (direta), Ariel Sharon, fez visita à Esplanada dos Mesquitas, ou Monte do Templo para os judeu, o local mais sagrado para os dois povos. A presença de Sharon provocou protestos dos palestinos. Dois soldados de Israel são capturados em Ramallah e linchados por civís palestinos. Em represália, Israel bombardeia Ramallah e Gaza. O confronto se estende até nossos dias com um número bem maior de mortos palestinos do que de israelenses.
Ehud Barak perde as eleições para Ariel Sharon em Israel.

- Distribuição dos Refugiados Palestinos



  • QUESTÃO COLOMBIANA

- A Guerra Interna

Na Colômbia se enfrentam guerrilheiros de esquerda, Exército e forças paramilitares direitistas. Os principais grupos guerrilheiros são as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o ELN (Exército de Libertação Nacional), que controlam 40% do território do país. O conflito já causou mais de 30 mil mortes desde seu início, nos anos 60. Só no ano passado, morreram 3.051 pessoas.

- A Violência

O país é recordista e, seqüestros. Em 98, foram mais de 2 mil casos. Nos primeiros quatro meses deste ano, houve 555. Guerrilheiros e paramilitares tomam reféns para financiar suas atividades com o resgate e para pressionar o governo e conseguir vantagens nas negociações

- O Processo de Paz

O governo iniciou conversações de paz com as Farc no início do ano. Para negociar, o grupo exigiu que o Exército abandonasse uma área de 42 mil km2 (o equivalente ao Estado do Rio). Críticos afirmam que a guerrilha usa a área para esconder reféns, proteger o narcotráfico e se rearmar. O acordo de paz não se supõe cessar-fogo.de paz. Os movimentos armados são responsáveis por 60% dos seqüestros que exigem resgate.

- A Crise Militar

Em 27 de maio, o ministro da Defesa renunciou ao cargo por discordar da política de Pastrana. A desmilitarização da área, iniciada em novembro e que deveria durar três meses, foi prolongada várias vezes e já não há um prazo para seu encerramento. A renúncia causou crise na cúpula militar. Mais de 200 oficiais pediram afastamento.

  • ORIENTE MÉDIO



  • ÁFRICA
- Saara Ocidental

►Antiga colônia espanhola na África, o Saara Ocidental é disputado desde 1975, por Marrocos e pela Frente Polisário, formada pela população local que luta pela independência. Um muro com 1800 km de extensão divide as duas áreas sobre controle de cada um. 
►Em 1988 Marrocos e Frente Polisário selaram um cessar-fogo e acertaram a realização de um plebiscito.
►Em 1991, a ONU envia uma força de Paz (Minurso), para organizar o plebiscito previsto para 1992. Marrocos e a RADS (República Árabe Democrática Saaraui) não chegam um acordo sobre quem deve ser consultado e o plebiscito acaba sendo prorrogado. O último adiantamento ocorre em dezembro de 1999 e a nova data permanece indefinida.
►A guerra no Saara Ocidental já matou mais de 10.000 pessoas. Cerca de 189 mil saaranuis estão refugiados, principalmente na Argélia.

  • QUESTÃO INDIANA


A região da Caxemira é montanhosa e está localizada no norte do subcontinente indiano. É assolada por violentas disputas territoriais desde a descolonização britânica, em 1947. Neste ano os britânicos criaram dois países: a Índia (maioria hindu) e o Paquistão (muçulmano).

O território caxemir de 222 mil km2 foi dividido entre Índia (101 mil km2), Paquistão (78 mil km2) e China 43 mil km2. Nos anos 80, fortalecem-se os movimentos de guerrilha muçulmana na Caxemira indiana pela autonomia da região ou pela anexação ao Paquistão. A Índia não admite plebiscito.

A índia acusa o Paquistão de ajudar os separatistas e o conflito é usado como justificativa para a militarização da fronteira e para a corrida armamentista. Em meio século, ocorreram três guerras na região.

  • CORÉIA DO SUL x CORÉIA DO NORTE


►25 de junho de 1950 – 10 divisões de combate do exército norte-coreano entram no Sul, equipados com artilharia e tanques soviéticos. Uma ofensiva americana barra o avanço das forças norte-coreanas.
►15 de setembro de 1950 – Fuzileiros navais americanos realizam um ataque surpresa contra as forças norte-coreanas em Inchon, ao passo que as forças da ONU começam a avançar em outras cidades do Sul.
►25 de novembro de 1950 – A China decide entrar na guerra, ao lado dos norte-coreanos. As tropas chinesas conquistam Seul em 1951.
►Novo ataque americano empurra as forças norte-coreanas e chinesas de volta ao paralelo 38, a linha imaginária que separa as duas Coréias. Desde então, as posições permanecem inalteradas.

 Meio século de um conflito que não acabou 

►Há 50 anos, um frágil cessar-fogo estancava a guerra entre as Coréias do Norte e do Sul, o primeiro grande conflito da Guerra Fria. A data - a ser lembrada neste domingo - é contraditória.
►Como nunca houve um acordo de paz - apenas um armistício -, na verdade os coreanos estariam festejando o fim de uma guerra que oficialmente não acabou.
►O Guerra da Coréia transcorreu entre 1950 e 1953 e envolveu a participação direta de EUA e China.
►Sob o pretexto de unificar a península, a Coréia comunista invadiu a capitalista em 1950. Os EUA e a Organização das Nações Unidas (ONU) responderam enviando tropas, majoritariamente integradas por americanos, em apoio à Coréia do Sul. A China entrou no conflito em 1951, em apoio aos norte-coreanos. Após a morte do líder soviético Josef Stalin, China, Coréia do Norte e ONU apoiaram um armistício. O presidente sul-coreano, Sygman Rhee, negou-se a assinar um acordo de paz. Não houve vencedor, mas a ousadia do Norte havia sido contida.


  • TIMOR LESTE

Invasão da ex-colônia portuguesa nunca foi reconhecida pela ONU 


►Timor Leste, colonizado pelos portugueses desde o século 16, deveria ficar independente em 1975 com o apoio de Lisboa, mas não houve acordo sobre quem governaria o país, o que resultou na guerra civil. Nesse quadro confuso, a Indonésia invadiu o Timor e depois o anexou em 1976. Nos últimos 24 anos, o uso do português sofreu restrições e os separatistas foram perseguidos pelo governo ou por milícias pró-Indonésia.

  • Aquífero Guarani



►O mapa hidrogeológico da maior reserva subterrânea de água da América do Sul e uma das maiores do mundo, o Aqüífero Guarani, está pronto. O trabalho consumiu sete anos de pesquisa do professor da Unisinos Heraldo Campos, 46 anos, doutor em Hidrogeologia pela Universidade da Catalunha (Espanha). Financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), o mapa digitalizado foi lançado no final do ano passado pela revista Acta Geologica Leopoldensia, editada pela Unisinos. O trabalho será utilizado pelo Unesco como ferramenta de gestão do recurso no projeto internacional para proteçao ambiental do aqüífero.
►O NOME:Homenagem à população indígena que dominava a Bacia Platina na época do descobrimento da América. 
►O VOLUME DE ÁGUA ARMAZENADA: Calcula-se que a reserva contenha 50 quatrilhões de litros de água. É mais do que a água que corre em todos os rios do planeta em um ano, ou seja, 43 quatrilhões de litros. Poderia abastecer a atual população brasileira por 2 mil anos. 
►A VAZÃO: Chega a 800 metros cúbicos por hora (ou 800 mil litros) em profundidades de mil a 1,2 mil metros. Nas bordas é de cerca 3 litros/hora. 
►A PROFUNDIDADE: A água do manancial está situada a uma profundidade que oscila de 50 metros a 1,5 mil metros. 10% da área total está rente a superfície. 
►A TEMPERATURA DA ÁGUA: A cada cem metros de profundidade, a temperatura da água aumenta 3ºC. Nos pontos mais profundos, pode chegar a 60ºC. A água tem uma temperatura média de 25ºC a 30ºC .►A ESPONJA: A água está embebida em um manto de arenito poroso. Trata-se de água da chuva que escorreu lentamente para o subsolo durante 100 milhões de anos, depurando-se.


►O eixo do Rio Paraná é uma referência geográfica. Próximo ao rio, o aqüífero está em grandes profundidades, a mais de mil metros.
►A água do Guarani é suficiente para abstecer a população do mundo inteiro por uma década. 
►Nas margens do aqüífero Guarani, a erosão expõe afloramentos. 
►Além do Guarani, um reservatório bem menor, o Bauru, se formou sob o solo da região de São Paulo.


É isso pessoal!! Esperamos que seja útil!!

Postado por: Nicolle Araújo, Nathália Andrade, Mariana Lombardo, Marco Gabrielli





Fonte: Prof° Adriano Trindade Machado

Um comentário: